Revista EGPCE em Foco - Edição 4
O índice de resolubilidade é um indicador positivo da eficácia da ouvidoria setorial. Ele é importante para aprimorar os processos e garantir que todas as demandas sejam tratadas de maneira justa e transparente, visando à satisfação do cliente e à melhoria contínua dos serviços públicos. Em 2022, o índice de resolubilidade da EGPCE foi de 91,67%.
Conheça a Ouvidoria da EGPCE A ouvidoria é uma assessoria que tem como objetivo principal receber, analisar, encaminhar e, quando necessário, resolver as demandas, reclamações, sugestões e elogios do público. Ela desempenha um papel importante na melhoria dos serviços, na promoção da satisfação, na prevenção de problemas e na construção de confiança entre a EGPCE e o público que ela atende. A ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o aluno, professor, órgãos parceiros e a EGPCE.
O Feedback da ouvidoria é utilizado para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela EGPCE. Ele é valioso para identificar quais áreas precisam de melhorias e implementar mudanças necessárias na escola de gestão pública, permitindo uma abordagem proativa das questões.
As principais funções da ouvidoria da EGPCE: - Receber e registrar as demandas, reclamações, elogios, sugestões e consultas dos cidadãos ou clientes; - Analisar as informações recebidas para entender a natureza do problema ou da questão e avaliar sua validade e relevância; - Encaminhar as demandas para as áreas responsáveis pela resolução, garantindo que elas sejam tratadas de maneira adequada e eficiente; - Identificar problemas ou questões recorrentes que possam indicar falhas sistêmicas e, assim, contribuir para a melhoria dos processos e serviços; - Contribuir para a transparência e responsabilidade da instituição perante o público, garantindo que as preocupações sejam tratadas de maneira adequada.
Amilca Rodrigues
Coordenadora de Educação de Gestão Pública
A campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, “Agosto Lilás” foi instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016, com intuito de reforçar a Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
No Ceará, dados da Casa da Mulher Brasileira apontam o atendimento de 22.956 vítimas de violência doméstica, intrafamiliar e sexual, durante janeiro a julho de 2023. A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto, explica como funciona o atendimento: “O primeiro passo é realizado pelo psicossocial, onde a escuta é qualificada por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, advogadas e a partir disso, as mulheres são encaminhadas da Casa da Mulher Brasileira para o órgão que vai resolver de imediato a sua demanda”, destacou.
A Casa da Mulher Brasileira atende mulheres de todo o Estado e país. Atendimento 24h. Rua Tabuleiro do Norte, sn - Couto Fernandes, Fortaleza - CE, 60442-040, telefone: (85) 3108- 2998 / 3108-2999 / 3108-2992 / 3108-2931, e-mail: casadamulherbrasileira@sps.ce.gov.br / casamulherbrasileira@gmail.com. Canal nacional 180 para o Centro de Atendimento à Mulher e 190 da Polícia Militar.