Em 1994, entrei no Estado na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH. Ser aluno da escola sempre possibilitou ampliar meus conhecimentos, pois tive excelentes professores que compartilharam técnicas que ampliaram as minhas habilidades. Em 2014, fui convidado pela escola a participar como instrutor na Escola de Gestão Pública. O primeiro desafio foi a elaboração de disciplinas do Curso Gestão Pública por Resultados – Programa de
Desenvolvimento e Formação Gerencial para a EGP. Em 2016, fui cedido à Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH e na EGP desenhava-se o Programa Executivo de Formação em Gestão Pública - PFGP, que tinha como objetivo desenvolver as competências dos servidores e empregados públicos ocupantes de funções de gestão nos processos, rotinas e ferramentas referentes à Gestão Pública.
Inicialmente, foram ofertadas quatro áreas de expertise: Gestão Administrativo-financeira aplicada ao Setor Público, Gestão de Pessoas no Setor Público onde participei da estruturação dos cursos, Gestão Pública e o Controle Interno e Planejamento, Orçamento e Modernização Organizacional. Concentrando suas ações no “saber fazer”, o Programa Executivo de Formação tinha foco em garantir ganhos de eficiência, eficácia e efetividade nos processos e ações realizadas.
O lançamento do Programa Executivo de Formação em Gestão Pública - PFGP foi um marco para EGPCE e representou importante mudança de paradigma na escola, pois até então era predominante a oferta tradicional de cursos livres com carga horária reduzida e com modalidades de ensino separadas. O programa possibilitou a realização de diferentes trilhas de conhecimentos e introduziu a modalidade de ensino híbrido, composto por cursos presenciais e a distância, adotando
uma tendência de ensino que hoje está se solidificando, impulsionada pelo período de isolamento e distanciamento social ocasionado pela pandemia do Covid 19.
“Entretanto, o que motiva meu interesse é a possibilidade de compartilhar meus conhecimentos com outros servidores, bem como a ampliação da rede de pessoas que trabalham no Estado, já que você passa a conhecer pessoas das mais diversas instituições públicas.”
No final de 2021, início do período pós pandemia surgiu uma nova demanda de cursos presenciais para elaboração do planejamento estratégico na qual desenvolvemos uma metodologia prática para elaborar cursos presenciais fechados do tipo “in company” com 5 eventos já realizados. Tendo quase 10 anos de participações, percebo que a EGP deve ter como desafio acompanhar as tendências de capacitação no Setor Público voltada em temas ligados à Transformação Digital, Inovação, Planejamento Estratégico, Mudança e Cultura Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças, assim como a preferência pelo uso de novas modalidades digitais de ensino, focando na modalidade a distância alinhada às mudanças na sociedade e às diretrizes do Governo Digital.
Professor convidado Orientador da Célula Administrativa SRH - CE