Edições anteriores das revistas

Revista EGPCE em Foco - Edição 13

O mês de abril foi marcado especialmente pelo conjunto de ações, projetos e iniciativas desenvolvidas por ocasião das celebrações dos 15 anos da EGPCE e, notadamente por eventos e formações na área de Gestão de Pessoas. As “Rodas de Conversa Reflexivas – Inclusão e Diversidade: Como fazer acontecer?”, inicialmente voltadas para a equipe da Escola, ganharam um formato itinerante, sendo realizadas em outros órgãos, como: a Secretaria da Fazenda – Sefaz e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – Etice. A ideia é que esta ferramenta de fomento ao diálogo e desenvolvimento das equipes possa ser vivenciada e replicada nas demais instituições. A EGPCE vem promovendo, mensalmente, eventos voltados para a Gestão Pública e para o Programa Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Dessa forma, em abril foram realizadas as palestras sobre Governo Digital e Assédio Moral.

Neste mês, as parcerias da Escola deram prosseguimento com o Google e com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Referente a esta parceira, ampliamos as ações conjuntas por meio da realização do ENAP AQUI, que é um projeto piloto composto por duas etapas: a primeira é a formação EaD, contendo três cursos, e a segunda, que ocorrerá em maio, é a realização de uma oficina presencial sobre transformação digital. A EGPCE permanece no trabalho de executar as demandas solicitadas pelo Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas – GTDEP com o objetivo de melhor atender às necessidades de formação de cada setorial. A Escola alcançou a pontuação máxima com índice de 100% dos critérios de transparência na avaliação realizada pela Controladoria Geral do Estado – CGE.

PALAVRA
DA DIRETORA

No Programa da A3P, a EGPCE obteve seu certificado de participação emitido pelo Ministério do Meio Ambiente, com um índice de redução de custeio e economicidade crescentes, o que evidencia os esforços da instituição em fomentar as suas ações de responsabilidade socioambiental.

A partir da parceria com a Fundação Sintaf, celebrada por meio do Acordo de Cooperação Técnica sem fins lucrativos, foram revitalizados os espaços de convivência com melhorias no jardim e pinturas artísticas na fachada do prédio e na sua caixa d’água, que em toda a sua estrutura recebeu as cores e os símbolos da nossa terra, retratando paisagens cearenses do sertão ao litoral. Assim, a EGPCE ganhou novas cores.

Dos 27 cursos da plataforma EAD, foram readequados 9 (nove), que além das revisões de conteúdo foram readaptados à metodologia interativa e à linguagem de códigos, permitindo assim uma maior acessibilidade aos participantes.

Na gestão interna, a EGPCE investe na formação continuada da equipe, nas células de aprendizagem, nas ações de correção de postura com análise da ergonomia, na gestão por metas e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI. A nova estrutura da Escola foi publicada e a equipe está ajustando o novo regulamento.

De uma maneira geral, a EGPCE avança no fortalecimento de suas áreas finalísticas com a oferta crescente de oportunidades de capacitação, modernização de seus sistemas e formas de monitoramento e investimento na gestão de seus talentos.

É assim que a EGPCE vive a satisfação de seus 15 anos de trajetória e trabalha com dedicação para continuar oferecendo formações de qualidade para os servidores públicos e a sociedade.

Dulce Ane Lucena.

Diretora EGPCE