Revista EGPCE em Foco - Edição 17
A 17ª edição da revista digital EGPCE em Foco inicia com o registro da posse do novo diretor da instituição, Carlos Eduardo Marino, doutor em economia e auditor fiscal adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. O gestor apresenta vasta experiência em gestão pública, finanças e administração estadual e municipal. A solenidade foi marcada pela presença do secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, pela ex-diretora Dulce Ane Lucena, pelos secretários executivos e dirigentes das vinculadas da Seplag, além dos servidores e colaboradores da Escola.
Durante o período de transição de gestões, a EGPCE permaneceu atuando com seus projetos e ações, mantendo a qualidade nas entregas prestadas aos órgãos parceiros, aos servidores públicos e à sociedade.
Podemos destacar o II Ciclo de Palestras em Gestão no Serviço Público, com a temática “Liderança com um Toque Estóico: Desbravando a Era da Inteligência Artificial”; a Trilha em Gestão Pública para os Municípios com o tema “Gestão de Riscos no Setor Público: Identificação, Avaliação e Mitigação”, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e com o Laboratório de Inovação em Governança de Administração, de Riscos, do Controle e da Auditoria do Setor Público (LabGOVER); a campanha Tampinhas do Bem, contemplada tanto na Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P como no Programa Saúde e Qualidade de Vida – PSQV; a Leitura em Conexão, contando com a participação da professora emérita da UECE, Maria do Socorro Osterne, e do gestor ambiental da SEMA, Milton Alves de Oliveira; dentre outros.
Em agosto, a EGPCE deu prosseguimento aos eventos de formação com os órgãos parceiros, como o Instituto Mirante, a Funcap, a CGE, a Secretaria das Mulheres e o Ministério das Mulheres.
Em relação às turmas corporativas, foram promovidos cursos, oficinas e palestras nas modalidades presencial, online e EaD, trazendo temáticas relevantes como Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, Sistemas Corporativos de Compras, Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência à Luz da Lei Nº 14.133/2021, e Enfrentamento à Violência de Gênero nas Instituições.
Vale ressaltar que os representantes da EGPCE estiveram presentes em importantes reuniões, como a da Rede de Ouvidorias, a primeira com os novos ouvidores da Escola, e o encontro com a Copai/Seplag, buscando o alinhamento de futuras parcerias.
Referente à Gestão Interna, destaca-se o fortalecimento do quadro técnico da área de Tecnologia da Informação, por meio da integração de 19 estagiários das instituições educacionais EEEP José de Barcelos e EEEP Comendador Miguel, que irão atuar durante três meses na EGPCE.
A coluna da Rede Estadual de Escolas apresenta a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que tem como propósito realizar atividades que contribuam para desenvolver e difundir a cidadania, a democracia e o significado do Direito Eleitoral.
A EGPCE protagonizou também a segunda reunião ordinária com o Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (GTDEP), tendo como pauta principal o lançamento do processo de concessão da Medalha e Prêmio do Mérito Funcional. Na ocasião, foi divulgada a cartilha elaborada em linguagem simples pela Escola, com as principais informações sobre o processo.
Deste modo, a EGPCE vai se expandindo e fortalecendo o seu reconhecimento como escola de governo de referência em gestão pública.
Diret EGPCE