Revista EGPCE em Foco - Edição 11
Criada em novembro de 2009, a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará é uma estratégia de articulação para troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com o objetivo de implantar e aprimorar as políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.
A Escola Superior do Parlamento Cearense – Unipace – integra a estrutura organizacional da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. É um órgão de pesquisa, educação e memória da Alece. Nossa atuação é regulamentada pelas Resoluções 555 de julho de 2007 e pela 698/2019.
Nosso trabalho é aperfeiçoar o serviço público, promover e manter atividades voltadas para a formação e qualificação profissional dos servidores públicos e dos cidadãos, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, direcionadas para o desenvolvimento da educação visando a participação cidadã ativa na sociedade.
A nossa missão é promover soluções que contribuam para o aperfeiçoamento do poder legislativo, por meio do desenvolvimento profissional de servidores, agentes e lideranças políticas e comunitárias, aproximando os cidadãos da esfera legislativa.
As escolas de governo enfrentam uma série de desafios na promoção da formação continuada dos agentes públicos. Entre eles encontramos: a diversidade de perfis e necessidades, visto que os agentes públicos têm diferentes níveis de educação, experiência e necessidades de aprendizagem, o que torna desafiador desenvolver programas de formação continuada que atendam a uma ampla variedade de perfis e o engajamento e motivação, já que nem todos os agentes públicos estão igualmente motivados a participar de programas de formação continuada.
Alguns podem não ver o valor ou a relevância desses programas para suas funções, enquanto outros podem enfrentar dificuldades pessoais ou profissionais que os impedem de participar.
Diante disso, a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará nos auxilia na superação dos desafios por meio do compartilhamento de ações e conhecimentos que facilitam uma abordagem multifacetada, incluindo parcerias com outras instituições, investimento em tecnologia educacional, adaptação dos programas de formação às necessidades específicas dos agentes públicos e um forte compromisso com a qualidade e a relevância dos conteúdos oferecidos.
Profa. Dra. Lídia Andrade Lourinho
Diretora da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).