Revista EGPCE em Foco - Edição 14
Criada em novembro de 2009, a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará é uma estratégia de articulação para troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com o objetivo de implantar e aprimorar as políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.
Criada em 19 de dezembro de 2007 e implantada em 22 de maio de 2009, a Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR) integra a estrutura organizacional da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
Desde a sua implantação, a EGPR vem atuando na qualificação profissional dos servidores do sistema penitenciário do Ceará, mediante execução de programas de formação, capacitação e qualificação, voltados à eficiência da gestão, à prestação de serviços à sociedade e à ressocialização das pessoas em situação de privação de liberdade.
A educação é a melhor experiência social que um ser humano pode vivenciar, sendo a Escola o instrumento que permite essa vivência, pois oferece meios para o aperfeiçoamento humano e compreensão da dinâmica do mundo.
A Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, como um conglomerado de escolas de estado, realiza essa missão potencializando as ações de ensino no contexto profissional do servidor público.
Sua formação multifacetada permite o encontro de vários perfis profissionais, mostrando que cada um deles, em sua especificidade, tem algo a ensinar e a contribuir. Essa diversidade da Rede de Escolas prova a riqueza de sua formação e, por consequência, permite o fortalecimento de cada escola de governo a partir dessa união e do encontro harmônico de suas diferenças.
Ma. Maria Tereza Mendes de Castro
Coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR)