Minha história com a EGP/CE começou bem antes de assumir a diretoria da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) é parte integrante do meu processo de desenvolvimento acadêmico desde 2021, quando tive a oportunidade de participar da publicação
do e-book sobre práticas exitosas desenvolvidas pelos servidores públicos estaduais do Ceará, com o capítulo intitulado: “A implantação do núcleo de saúde mental e o enfrentamento das demandas geradas pela pandemia”, trazendo uma ação de saúde com foco no servidor implantada no Departamento de Assistência Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (DSAS), diante da necessidade de atender as demandas geradas pela pandemia da COVID-19 que atingiu os servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE).
Minha história com a Escola de Gestão Pública do Ceará é marcada por aprendizado, crescimento e oportunidades de desenvolvimento profissional. Desde o momento em que me matriculei em um curso oferecido pela Escola, percebi que estava entrando em um ambiente que valorizava o conhecimento, a inovação e o compromisso com a melhoria do serviço público.
Desse momento em diante, as participações nos cursos EaD e os momentos de trocas de experiência e conhecimento nas reuniões da Rede Estadual de Escolas que é comandada de forma exemplar pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, na pessoa da diretora Dulce Ane Lucena.
Importante ressaltar que a Rede de Escolas do Estado do Ceará, na qual a Unipace faz parte, desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional e social da região. Não apenas oferece acesso à educação técnica e profissional aos servidores públicos, mas também uma educação cidadã de qualidade, desempenhando um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e no fortalecimento da cidadania. Uma das principais importâncias da Rede de Escolas de Governo é sua capacidade de fornecer educação de qualidade, independentemente da localização geográfica ou condição socioeconômica dos alunos. Por meio de uma série de ações educacionais inovadoras, o nosso estado tem buscado garantir educação permanente de qualidade para os trabalhadores do serviço público, preparando-os para os desafios do século XXI.
Outro aspecto importante é o papel das escolas na promoção do desenvolvimento econômico e cultural da região. Ao fornecer uma educação de qualidade, as escolas de governo ajudam a preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o crescimento da economia local. Além disso, ao valorizar a diversidade cultural e promover o respeito às diferenças, essas escolas ajudam a fortalecer a identidade cultural do estado.
E, tudo isso só é possível porque estamos com a EGPCE no comando desse processo e conduzindo a Rede para um caminho de reflexão e socialização de conhecimento e troca de experiências exitosas. Além disso, a EGPCE, na gestão da Rede, também se destaca pelo seu ambiente inclusivo e colaborativo. Tive a oportunidade de interagir com colegas de diversas áreas e níveis de experiência, o que enriqueceu as discussões e me permitiu construir uma rede de contatos valiosa.
Finalizo agradecendo a diretora da EGPCE, Dulce Ane Lucena, pela maestria nesse comando e pela parceria e disponibilidade de estarmos, juntos, desenvolvendo um projeto de excelência.
Diretora da Escola Superior do Parlamento Cearense Unipace