Edições anteriores das revistas

Revista EGPCE em Foco - Edição 20

EDITORIAL

A revista EGPCE em Foco chega em sua 20ª edição trazendo: execução de eventos de formação provenientes de parcerias celebradas com instituições estaduais e internacionais; reuniões estratégicas da gestão; fortalecimento da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará; reconhecimento das ações realizadas; expansão dos Acordos de Cooperação Técnica; números alcançados; depoimentos sobre a Escola; duas novas colunas (EGPCE na Mídia e EGPCE nas Redes Sociais); dentre outros assuntos.

Nesta edição, merece destaque o primeiro seminário internacional da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, realizado em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). “A Experiência do IVA Europeu e a Reforma Tributária” foi destinado aos servidores da administração pública municipal, estadual e membros da sociedade civil. Em continuação a este evento, a Escola ofertou também um curso na modalidade híbrida: “Os Efeitos da Reforma Tributária no Arcabouço Tecnológico no Âmbito do Programa de Governo Digital: O Modelo Europeu e os Desafios e Oportunidades para o Ceará”, ministrado pelo professor da Universidade de Lisboa, João Ricardo Catarino.

Em atendimento às demandas dos mais diversos órgãos do Poder Executivo Estadual, foram ofertadas formações exclusivas para Casa Civil (CC); Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag); Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE); Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih); Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece); Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema); Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Secretaria da Saúde (Sesa); e Secretaria da Educação (Seduc).

Na busca por valorizar as parcerias e fortalecer o elo, a direção da EGPCE visitou quatro Escolas de Governo, além de ter sediado a última reunião ordinária de 2024 da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará. Foram promovidos encontros com órgãos municipais e estaduais, como a Escola de Socioeducação da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Escola de Gestão Pública Municipal do Crato (EGPM). Além disso, a Escola celebrou dois Acordos de Cooperação Técnica com a Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural, mantida pelo Sindicato dos Fazendários (Sintaf); e a Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece), com objetivo de ampliar programas e projetos que fomentem a potencialização de recursos humanos.

Em novembro, o diretor da EGPCE, Carlos Eduardo Marino, recebeu homenagem da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai) da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), em reconhecimento pelas ações conjuntas desenvolvidas entre as instituições.

No quesito de Gestão de Pessoas, os servidores e colaboradores da EGPCE marcaram presença nas atividades esportivas e culturais ocorridas durante o Mês do Servidor Público.

Por fim, vale destacar as ações institucionais e pedagógicas que alcançaram 1391 horas-aula realizadas e 3368 certificações emitidas, bem como as articulações estratégicas que resultaram na consolidação da identidade da Escola de Gestão Pública.

Diret EGPCE