Ao ser chamada para exercer o cargo de Analista de Gestão Pública, após aprovada no concurso da Seplag de 2006, fui lotada na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep). Essa lotação se deu em função de minha formação e experiência em Desenvolvimento de Pessoas e em Desenvolvimento Organizacional.
A Cedep foi o embrião da Escola de Gestão Pública. Foi bonito ver o nascimento dessa instituição tão relevante para o serviço público do Estado do Ceará. Foi honroso participar dessa história, desde o seu início, ser parte da equipe pioneira nesse empreendimento, conduzido, predominantemente, por mulheres, servidoras públicas de visão, profissionalismo e muita garra.
Um grupo de profissionais que se complementavam em suas competências de conhecimentos, habilidades e atitudes e se fortaleciam na energia que emanava da atuação de cada um.
A essência da EGP era produzir e disseminar conhecimento para desenvolver pessoas e aperfeiçoar a gestão pública do nosso Estado. Para isso, não se mediam esforços. Nossas próprias experiências na construção da Escola foram apresentadas em congressos locais e nacionais. Começamos sem sede própria, mas buscamos espaços de outras instituições e, tomando emprestado aqui e ali uma sala de aula, iniciamos os trabalhos.
Nessa busca por lugares, encontramos parceiros – professores, profissionais da gestão pública, universidades, associações, prefeituras, dentre outros.
Engajamo-nos na Rede Nacional de Escolas de Governo, fomos co-criadores da Rede Estadual, da qual participavam outras escolas do Poder Executivo Estadual, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Ministério Público e Defensoria Pública.
Foi gratificante participar dessa história, por isso vibro tanto pelas conquistas e avanços da nossa EGPCE.
Analista de Gestão Pública - Seplag