Nos dias 27 e 28 de janeiro, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), com apoio da Seplag e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, promoveu o Seminário Aprece Novos Gestores 2025, realizado no Centro de Eventos do Ceará.
Com mais de 3 mil inscritos, o evento foi uma grande oportunidade para troca de experiências e conhecimentos a fim de aprimorar a gestão municipal nos próximos quatro anos. Autoridades municipais, estaduais e federais estiveram presentes na abertura, que contou com palestra magna do governador Elmano de Freitas.
Durante a abertura, o titular da Seplag, Alexandre Cialdini, destacou a importância da governança e da formação contínua para que a gestão pública municipal tenha êxito.
A Seplag e a EGPCE compartilharam um estande e a sala Ceará Um Só, espaço idealizado para receber os gestores municipais. Além disso, durante o evento foi lançado, um livro, “Ceará Um Só – Governança Interfederativa em Discussão”, com artigos científicos, fruto das temáticas abordadas nos seminários Ceará Um Só e de grande relevância para os gestores, e um curso gratuito de Gestão Fiscal Interfederativa de 72 horas-aula, realizado em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.
Durante o Seminário, a EGPCE formalizou um protocolo de intenção em cooperação técnica com 23 prefeituras cearenses, fortalecendo a qualificação de gestores e servidores municipais. O diretor da EGPCE, Saulo Braga, destacou que a parceria impulsiona políticas públicas e amplia o acesso à formação qualificada, fortalecendo a gestão municipal.
Os gestores que assinaram o protocolo de intenção são dos seguintes municípios: Alcântaras, Aquiraz, Apuiarés, Barreira, Capistrano, Cariús, Caridade, Catarina, Chaval, Choró, Eusébio, Itapiúna, Jardim, Lavras da Mangabeira, Ocara, Palmácia, Pacoti, Pentecoste, Quiterianópolis, Redenção, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante e Tururu.
Equipes da EGPCE e Seplag em ação no Seminário Novos Gestores.
Diretor da EGPCE, Saulo Braga, secretário da Seplag, Alexandre Cialdini, e deputado federal, Mauro Benevidades Filho, no seminário Novos Gestores - 2025.