Revista EGPCE em Foco - Edição 26
Público presente na Caravana Ceará Um Só - Baturité.
Em maio, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará e a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) deram início à Caravana Ceará Um Só. A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os municípios cearenses, levando boas práticas fiscais e de gestão para todo o Ceará.
A primeira região a receber o evento foi o Maciço de Baturité, no dia 6, na cidade de Baturité. O encontro reuniu mais de 330 participantes, incluindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e sociedade civil.
Em 7 de maio, Canindé sediou a Caravana, representando a região do Sertão de Canindé. Nessa edição, foram registradas 300 participações. A terceira região visitada foi o Litoral Leste, no dia 13 de maio, em evento realizado no Instituto Federal de Aracati. Quase 200 pessoas das cidades próximas compareceram ao encontro. Em 14 de maio, a cidade de Russas foi palco da quarta Caravana, representando o Vale do Jaguaribe, com mais de 250 participantes. As quatro caravanas reuniram um total de 1.080 presentes, destacando o grande engajamento dos agentes públicos locais.
A abertura das Caravanas contou com a presença do secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, do diretor da EGPCE, Saulo Braga, do presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira, entre outras autoridades do Governo do Ceará e dos municípios.
A programação incluiu palestras e oficinas temáticas sobre Planejamento e Gestão Orçamentária, Reforma Tributária, Governo Digital, Captação de Recursos, Previdência, Gestão de Pessoas, Contratos de Gestão, Consórcios Públicos e PPP, Controle Interno, Prestação de Contas e LGPD, entre outros assuntos.
Na ocasião, inúmeros municípios firmaram intenções de Acordos de Cooperação Técnica com a EGPCE e também com o programa Ceará Sem Fome.
A Caravana Ceará Um Só é uma realização da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), do Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce) e do programa Ceará Sem Fome. Até novembro, a Caravana percorrerá as 14 regiões de planejamento do Ceará.
Diretor Saulo Braga com gestores públicos da região do Sertão de Canindé.
Organizadores da Caravana Ceará Um Só com gestores municipais do Litoral Leste.
A secretária geral do CEE, Aurila Freire, com gestores municipais da região do Vale do Jaguaribe.
Imagens: Eduardo Castelo e João Pedro Calado.