Edições anteriores das revistas

Revista EGPCE em Foco - Edição 29

Gestão Interna

EGPCE realiza reunião do PPA 2026-2027

Equipe da EGPCE se reúne para tratar do PPA 2026 - 2027.

Em 19 de agosto, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará realizou a reunião sobre o PPA referente a 2026 - 2027. Na ocasião, foram pontuados o orçamento para cada entrega e destinar os responsáveis de cada ação. Participaram da reunião o diretor da EGPCE, Saulo Braga, além de servidores e colaboradores de diversos setores da Escola.

Oficina interna promove reflexão sobre neurodivergência e capacitismo

A orientadora da Coped, Dorenice Fernandes, dá orientações sobre a oficina “Neurodivergência e Capacitismo”.

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) realizou nos dias 18 e 19 de agosto, a Oficina sobre Neurodivergência e Capacitismo, voltada aos servidores, colaboradores e estagiários da instituição. A atividade, ministrada pela psicóloga e pedagoga Josinelde Coelho, teve como objetivo sensibilizar e instrumentalizar os participantes para compreender os conceitos de neurodiversidade, identificar práticas capacitistas e adotar atitudes mais inclusivas no cotidiano do serviço público.

Durante o encontro, foram discutidos temas como o histórico da deficiência, definições e características de condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia, além de práticas inclusivas no ambiente de trabalho. A oficina também abriu espaço para reflexão sobre a própria realidade institucional da EGPCE no que diz respeito à acessibilidade.

Josinelde Coelho, que atua como coordenadora pedagógica da EGPCE, reforçou que as pessoas neurodivergentes ou com deficiência não podem ser reduzidas às suas condições. “Antes de tudo, são pessoas munidas de personalidades. As condições não as definem”, destacou.

Equipe da EGPCE participa da II reunião do Comitê de Integridade

Esq.p/ dir.: João Jorge (Coafi), Silvia Rodrigues (Controle Interno), Amanda Ambrosio (Codip), Sâmia Medeiros (Codip), Gabriel Maia (Comunicação) e Cinara Teixeira (Codip).

No dia 20 de agosto, a equipe da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará participou da II Reunião do Comitê de Integridade da instituição. O encontro analisou os status dos planos de ação no Sistema Integrado de Controle Interno (AVIA) e debateu propostas para o aprimoramento dos processos internos.

Estiveram presentes a representante do Controle Interno (ASCOI), Silvia Rodrigues, o coordenador financeiro (Coafi), João Jorge Pereira, a coordenadora da Codip, Sâmia Medeiros, a assessora técnica (Codip), Cinara Teixeira, a assistente técnica (Codip), e o representante da Comunicação, Gabriel Maia.

Palestra debate penas e medidas alternativas

A coordenadora pedagógica da EGPCE, Josinelde Coelho, ministra a palestra interna.

Na tarde de 29 de agosto, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) promoveu a palestra interna “Penas e Medidas Alternativas - Foco na Prestação de Serviço à Comunidade".

Ministrada pela coordenadora pedagógica da EGPCE, Josinelde Coelho, a formação teve como proposta sensibilizar os servidores e colaboradores da Escola sobre o que são penas e medidas alternativas e seus impactos sociais.

Durante o momento, Josinelde destacou a importância da Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). “Além de evitar o encarceramento desnecessário, a PSC oferece ao condenado a oportunidade de reparar o dano e de se ressocializar a partir de uma ação em benefício da sociedade", afirma.