Edições anteriores das revistas

Revista EGPCE em Foco - Edição 28

Parcerias

EGPCE e Seplag encerram módulos do PIPA - 2025

Equipe da Copai com participantes do Módulo V do PIPA 2025.

No mês de julho, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (COPAI), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), deu continuidade aos módulos do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria - PIPA 2025. A iniciativa contemplou policiais militares aptos à reserva da Polícia Militar do Ceará – PMCE e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – CBME, além de servidores públicos aptos à aposentadoria da Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA e do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE.

Em 2 de julho, foi realizado o Módulo III - Autonomia Financeira, que orientou sobre como identificar receitas e despesas, organizando o orçamento para a otimização dos recursos financeiros na aposentadoria. A palestra foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Ceará, Érico Veras Marques.

Público presente no 4º encontro do Pipa 2025.

Na manhã de 16 de julho, aconteceu o Módulo V - Tecnologia Preservando a Autonomia, com a palestra do especialista em Controladoria e Finanças, Manoel Enéas Alves Mota. Na ocasião, foram apresentados temas como o uso da inteligência artificial, transformação de barreiras tecnológicas em plataformas amigáveis e transição ocupacional.

O último módulo foi a palestra online “Conhecimento Legal e Autonomia”, ministrada pela secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França. Realizado em 24 de julho, o encontro destacou a preservação da capacidade funcional relacionada com as atividades instrumentais e avançadas da vida diária. A palestrante afirmou que envelhecer mantendo a integridade desses aspectos é um dos objetivos principais para manter a qualidade de vida, por intermédio da priorização dos aspectos da saúde mental e equilíbrio emocional.

A secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, ministra último encontro do Pipa 2025.