Edições anteriores das revistas

Revista EGPCE em Foco - Edição 31

Governança Interfederativa
Caravana Ceará Um Só fortalece a gestão municipal no Cariri e no Centro Sul do Estado

A Caravana Ceará Um Só promoveu, nos dias 22 e 23 de outubro, encontros nas regiões do Cariri e do Centro-Sul, reunindo gestores públicos, técnicos e lideranças locais em uma agenda de cooperação e aprendizado coletivo. A iniciativa, conduzida pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), tem como objetivo fortalecer a integração interfederativa e disseminar práticas de inovação na gestão pública.

Cariri

O Diretor da EGPCE, Saulo Braga, o prefeito do município de Crato, André Barreto Esmeraldo, o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Carlos Kléber, o diretor de Projetos do CETREDE, Paulo André Pequeno, e o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do BNB, Ravel Mendonça, compõem a solenidade de abertura da Caravana Ceará Um Só no Cariri

Cultura, religiosidade e ciência se entrelaçam e caracterizam de forma única o Cariri cearense, região que também se afirma como terra de desenvolvimento e integração e que recebeu, no dia 22 de outubro, a Caravana Ceará Um Só, iniciativa inovadora do Governo do Ceará executada por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). Realizado no Centro de Convenções do Cariri, o evento contou com 333 inscrições entre prefeitos, secretários, técnicos e servidores das 29 cidades que compõem a região.

Para o diretor da EGPCE, Saulo Braga, o encontro no Cariri representou a consolidação de uma jornada de aprendizado conjunto entre Estado e municípios. “Chegamos à nossa décima primeira caravana e cada uma tem sua particularidade. A Escola de Gestão Pública, que nasceu para formar gestores estaduais, hoje abre as portas para fortalecer a gestão municipal”.

O diretor da Escola relembrou, ainda, que “o Crato foi o primeiro município parceiro a utilizar nossa tecnologia para gerenciar cursos locais. Esse é um dos grandes legados da Caravana: a cooperação contínua e a capacitação permanente”.

Crato

O diretor da EGPCE, Saulo Braga, durante sua fala de abertura na Caravana Ceará Um Só.

O prefeito do Crato, André Barreto Esmeraldo, anfitrião do encontro, enfatizou a importância da iniciativa para o fortalecimento das administrações municipais. “É um momento importante para nós. Essa parceria com a Secretaria do Planejamento permite capacitar nossas

equipes e preparar as gestões para atender melhor às demandas da população. Tenho certeza de que o que for debatido aqui vai nos fortalecer e ajudar a transformar nosso trabalho em melhores dias para o nosso povo”, afirmou.A Caravana Ceará Um Só, que já percorreu 110 municípios e envolveu mais de 2.500 gestores e técnicos, seguiu para o Centro-Sul do estado, com a próxima parada em Iguatu, no dia 23 de outubro.

Centro-Sul

Público presente na Caravana Ceará Um Só em Iguatu.

Com o propósito de fortalecer a cooperação entre Estado e municípios e impulsionar o desenvolvimento regional, a Caravana Ceará Um Só chegou, no dia 23 de outubro, ao município de Iguatu, reunindo gestores e técnicos do Centro-Sul cearense em um dia inteiro de aprendizado, trocas e articulações.

Realizado na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Iguatu, o evento reuniu gestores e técnicos dos 13 municípios que compõem a região Centro-Sul: Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari. “Sob a orientação do governador Elmano de Freitas, estamos avançando em uma agenda de cooperação e compartilhamento de práticas de gestão, dentro do Programa de Governança Interfederativa Ceará Um Só, com o propósito de fortalecer a relação entre o Estado e os municípios cearenses”, afirmou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, ao abrir o evento.

Durante a Caravana Ceará Um Só no Centro-Sul, a EGPCE firmou termos de cooperação com diversos municípios da região, voltados à qualificação e capacitação contínua de servidores e colaboradores públicos. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Ceará com o fortalecimento das gestões municipais, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e o aprimoramento das práticas de governança em todo o território cearense.

Municípios da região Centro-Sul firmam acordos de cooperação com a EGPCE

“Os temas abordados na Caravana Ceará Um Só foram estrategicamente definidos a partir das demandas dos municípios, garantindo aderência às suas realidades e desafios. Todo esse conteúdo será transformado em uma trilha de conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem da EGPCE, permitindo que servidores e gestores de todo o Estado tenham acesso contínuo e ampliado à capacitação, fortalecendo a governança pública e a qualificação das administrações municipais”, destacou o diretor da EGPCE, Saulo Braga.