Revista EGPCE em Foco - Edição 17
Esq p/ dir. Assessora especial da direção (EGPCE), Flávia Livino, diretor da EGPCE, Carlos Eduardo Marino, coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte, orientadora da célula de capacitação (Copai), Jordete Franco, a assessora da Coordenadoria (Copai), Cássia Matos.
A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) participou, no dia 15 de maio, do AWS Cloud Experience 2025. Promovido pela Amazon Web Services, o evento reuniu especialistas de todo o país para compartilhar conhecimentos sobre computação em nuvem, inteligência artificial generativa, automação, segurança de dados e outras inovações que estão moldando o futuro da tecnologia. Estiveram presentes no momento o analista de sistemas, Atila Lima, e o programador da EGPCE, Lucas Senna.
Secretária Executiva da Secretaria das Mulheres, Raquel Andrade, ministra a oficina.
Compreender os instrumentos legais é essencial para garantir a proteção das mulheres contra diversas formas de violência, como a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Com esse objetivo, a EGPCE realizou, em 20 de agosto, a oficina “Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero nas Instituições”.
O momento foi importante por apresentar aos agentes públicos estaduais a legislação de proteção às mulheres, contribuindo para a sensibilização sobre a violência de gênero na sociedade.
A oficina foi conduzida pela secretária executiva da Secretaria das Mulheres, Raquel Andrade.
Ouvidor titular da EGPCE, Gabriel Gregório, e a ouvidora substituta da Escola, Lara Custódio.
Na manhã do dia 28 de agosto, representantes da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará participaram da IV Reunião da Rede de Ouvidorias, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), destinada a profissionais que atuam nas ouvidorias setoriais ou nas assessorias de controle interno e ouvidoria.
O encontro teve como propósito auxiliar e orientar os ouvidores sobre as legislações relacionadas ao tema, além de apresentar boas práticas para a execução das atividades, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Na ocasião, o ouvidor titular da EGPCE, Gabriel Gregório, e a ouvidora substituta da Escola, Lara Custódio, estiveram presentes no evento.
Print da palestra online.
Na tarde do dia 20 de agosto, a EGPCE, em parceria com a Unipace e o LabGOVER/UnB, realizou a Trilha em Gestão Pública para os Municípios, com a temática Gestão de Riscos no Setor Público: Identificação, Avaliação e Mitigação, voltada para servidores públicos municipais e estaduais do Ceará.
A proposta foi oferecer uma compreensão aprofundada sobre os conceitos e processos de gestão de riscos no setor público, destacando a importância da identificação, avaliação e mitigação de riscos na administração governamental.
A palestra foi lecionada por Marilson Dantas, coordenador do Laboratório de Inovação em Governança, da Gestão de Riscos, do Controle e da Auditoria — LabGOVER/UnB.