Edições anteriores das revistas

Revista EGPCE em Foco - Edição 21

EDITORIAL

A edição de dezembro da Revista EGPCE em Foco apresenta a realização e conclusão de formações corporativas que deixam um marco na trajetória de 2024 da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. Tivemos eventos com temáticas relevantes para os servidores públicos, provenientes de parcerias celebradas com instituições municipais, estaduais e internacionais.

Um dos destaques foi o III Seminário Ceará Um Só – Gestão Municipal Eficiente: Integrando Governança e Captação de Recursos, cujo objetivo era fomentar as habilidades de agentes municipais, colaborando com o fortalecimento das relações institucionais, com o processo de melhoria de arrecadação e tributação dos municípios e desenvolvimento socioeconômico do Ceará.

Outro seminário importante foi “Desafios e Diretrizes Estratégicas para a Transformação Digital no Estado do Ceará”, tendo como público-alvo gestores e servidores públicos da área de Tecnologia da Informação. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag.

A EGPCE concluiu a sua primeira formação internacional, realizada em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). O curso híbrido “Os Efeitos da Reforma Tributária (IVA) no Arcabouço Tecnológico no Âmbito do Programa do Governo Digital: O Modelo Europeu e os Desafios e Oportunidades para o Ceará” iniciou em novembro, com a aula presencial do professor da Universidade de Lisboa, João Ricardo Catarino. A formação foi dividida em 5 módulos, contabilizando 22h de carga horária.

A programação pedagógica de dezembro incluiu uma formação que alcançou também servidores e colaboradores

de outros estados. O curso presencial “Primeiros Socorros Psicológicos” foi ministrado pelo Bombeiro Militar, o tenente-coronel Edir Paixão, e contemplou 58 participantes, que vieram do Paraná, Pernambuco, Bahia, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Brasília.

Em relação às ações executadas em parceria, podemos mencionar cursos, oficinas, fóruns e seminários com a Secretaria da Proteção Social (SPS), Casa Civil (CC), Companhia da Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (CGE) e Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará (Sedih).

Ressalta-se que, além de atender o público externo, a Instituição promoveu formações para sua equipe, buscando o desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores. Foram realizadas as oficinas “Abordagens práticas iniciais à sincronia das ferramentas de gestão do Estado e os sistemas SIAP, SIAFE, SIOF e SACC: do orçamento ao pagamento” e “Mapeamento de Processos”. Por fim, a EGPCE trabalhou na atualização dos seus projetos e finalizou a revisão do Planejamento Estratégico 2024-2027.

Deste modo, a Escola de Governo encerra mais um ano, cumprindo com sua missão de desenvolver ações de formação para gestores, servidores e empregados públicos, com o objetivo de melhorar o serviço público prestado no Estado do Ceará. Em 2024, foram 605 iniciativas realizadas, com 13.731 horas-aulas e 35.104 certificados emitidos.

“O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe.” (Murillo Cintra de Oliveira Margarida)

DIRET/EGPCE