Revista EGPCE em Foco - Edição 21
Secretário da Seplag, Alexandre Cialdini se apresenta no III Seminário Ceará Um Só.
A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realizou nos dias 5 e 6 de dezembro, o III Seminário Ceará Um Só – Gestão Municipal Eficiente: Integrando Governança e Captação de Recursos.
O primeiro dia do evento contou com apresentações sobre Governança Regional Fiscal, com Éder Brito; Índice Comparativo de Gestão Municipal, com Paulo Araújo Pontes; Principais Inconformidades dos Municípios junto ao TCE, ministrada por Barbosa Queiroz; Lei Geral de Proteção de Dados, com Lariça Loiola Gonçalves Alexandrino; e Captação de Recursos Não Onerosos, ministrada por Ticiana Parente e Lidyanne Cavalcante.
Carlos Eduardo Marino, diretor da EGPCE à época do evento
Público presente no seminário.
Deputado federal Carlos Mauro Benevides Filho
No dia 6, a programação iniciou com as Trilhas de Aprendizagem para os Municípios, apresentada pela coordenadora da Coped (EGPCE), Josinelde Coelho; seguida pela palestra “Reforma Tributária: Efeitos no Estado do Ceará”, ministrada por Marcelo Lettieri; Reforma da Previdência, com Kelly Rosana Lavor; finalizando com a “Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021)”, com Thiago Bambirra.
Um dos destaques foi a palestra “Reforma Tributária – Aspectos Gerais”, conduzida pelo deputado federal Mauro Benevides Filho, relator-geral do PLP nº 108/2024 do Comitê Gestor do IBS da Câmara Federal. Mauro Filho abordou os impactos das mudanças no sistema tributário, destacando as oportunidades e os desafios que elas apresentam para os municípios cearenses, reforçando a importância de uma reforma tributária eficiente para o fortalecimento fiscal local.