Revista EGPCE em Foco - Edição 18
O mês de setembro foi marcado por eventos de formação que fortaleceram o trabalho da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará em desenvolver o processo educacional para os atores públicos, possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.
O grande destaque foi o II Seminário de Governança Interfederativa – Ceará Um Só, com a temática Avanços na Tributação Municipal e Autonomia de Controle nos Repasses Constitucionais, realizado para os secretários municipais de finanças e técnicos das áreas fiscal e jurídica dos 184 municípios cearenses. O encontro foi mais uma ação do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da EGPCE, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por intermédio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), e a União dos Vereadores do Ceará (UVC).
Dando continuidade às formações por meio de parcerias, a Escola sediou o curso DigiSecurity, promovido pela Seplag, por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (COGET), pela EGPCE, pelo Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD), pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e pela Amazon Web Services, destinado aos servidores da área da Tecnologia da Informação.
A Trilha em Gestão Pública para os Municípios, idealizada pela Alece, por meio da Unipace, pelo LabGover e pela EGPCE, ofertou a palestra online “Ética e Compliance no Setor Público”, sendo a última de 4 edições realizadas em 2024.
A parceria da EGPCE com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) se fortaleceu com a realização de inúmeras formações. Podemos destacar: curso Implementação do Programa de Integridade na Administração Pública do Estado do Ceará e Sistema AVIA; curso Gestão em Ouvidoria para a Secretaria da Educação; curso Auditoria Ágil no Setor Público; curso Comunicação Não Violenta; curso Gestão de Riscos: teoria, normas, metodologia e
ferramentas; e terceira edição do evento “CGE Qualidade de Vida”, com o tema “A Força da Música em Favor da Vida”.
A EGPCE atendeu às inúmeras demandas das secretarias e dos órgãos do Estado, ofertando cursos exclusivos presenciais e online para Superintendência de Obras Públicas, Secretaria da Igualdade Racial, Superintendência Estadual do Meio Ambiente, Secretaria da Cultura, Defensoria Pública do Estado do Ceará e Secretaria do Planejamento e Gestão.
A instituição desenvolveu também formações para os gestores e servidores, com foco em temáticas regulamentadas pela Lei Nº14.133/2021, além de ofertar o curso “Media Training: como ser porta-voz e conceder entrevistas assertivas à imprensa”, concedido em três turmas, exclusivamente, para dirigentes máximos do Governo do Estado.
Além da atuação no ensino em Gestão Pública, representantes da EGPCE compareceram a reuniões e eventos corporativos, dentre eles: 14ª edição do seminário “Futura Trends”; seminário de Lançamento do Portal Captaceará; evento “Acolher e Cuidar”, realizado pela Secretaria das Mulheres; X Congresso Nacional de Educação – CONEDU; além de encontros com a Secretaria da Fazenda; Centro de Treinamento e Desenvolvimento; Universidade Estadual do Ceará e com o secretariado do Governo do Estado do Ceará, que reuniu os dirigentes máximos de secretarias e vinculadas.
Entre as ações desenvolvidas pela Gestão de Pessoas da Escola para o Setembro Amarelo, vale ressaltar a entrega de lacinhos amarelos entre o público interno e a realização da “Caminhada pela Vida”, por meio do Programa Saúde e Qualidade de Vida – PSQV.
Enfim, tais ações demonstram como a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará vem trabalhando para desenvolver formações às esferas estaduais e municipais, além de atuar no fortalecimento das parcerias institucionais e na promoção da qualidade de vida daqueles que são responsáveis pelas entregas desta Escola de Governo.
Diret EGPCE