Revista EGPCE em Foco - Edição 33
Encerrar um ano é, antes de tudo, um exercício de memória, propósito e projeção. A última edição de 2025 da Revista EGPCE em Foco convida leitores a revisitarem um período intenso, marcado por entregas consistentes, inovação e fortalecimento da gestão pública cearense. Mais do que uma retrospectiva, esta edição reafirma o papel estratégico da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) como indutora de conhecimento e transformação institucional.
A matéria principal apresenta uma retrospectiva de 2025 que evidencia avanços estruturantes alcançados pela EGPCE. Foram ações que impactaram diretamente servidores estaduais e municipais, gestores públicos e, em última instância, toda a sociedade cearense, evidenciando a governança interfederativa como estratégia central para fortalecer a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento do Ceará.
A realização da primeira turma do curso Operador de Drone Aplicado à Comunicação Social simboliza a capacidade da Escola de antecipar tendências e incorporar tecnologias inovadoras à comunicação institucional.
A articulação interfederativa e institucional também esteve no centro das ações de 2025. A formalização de acordo de cooperação com a Câmara Municipal de Meruoca, a realização do I Encontro de Trabalho com os Assessores Regionais de Sobral e a condução, junto à Seplag, do curso de MBA em Gestão Pública para servidores do Estado reforçam o compromisso com a qualificação contínua e com a construção de redes colaborativas.
Outro marco histórico foi a adesão de 100% dos municípios cearenses à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), resultado de uma articulação coordenada pela Seplag e pela EGPCE, que posicionou o Ceará como referência nacional e o único estado do Nordeste a alcançar essa meta no prazo legal. Uma conquista que materializa o impacto da cooperação entre Estado e municípios.
A revista também registra momentos que fortalecem a identidade institucional e o cuidado com as pessoas, como a apresentação natalina do coral no Cambeba, além das ações de gestão interna, com oficinas e células de aprendizagem que qualificaram ainda mais os servidores da EGPCE, promovendo uma cultura de aprendizado permanente.
As parcerias firmadas e fortalecidas ao longo do ano — com órgãos como ADECE, Secretaria das Mulheres, PMCE, Semace, CGE, Ipece, Cogerh e Casa Civil — demonstram a transversalidade da atuação da Escola e sua capacidade de dialogar com diferentes áreas estratégicas do Governo do Estado.
Esta edição traz ainda reflexões e histórias que humanizam a gestão pública. O artigo do diretor da EGPCE, “Um ano de protagonismo, inovação e compromisso com a gestão pública”, oferece uma leitura estratégica sobre os caminhos percorridos e os desafios futuros. Já a seção “Minha História com a EGPCE” compartilha a trajetória de Ana Virgínia Magalhães, orientadora de célula da Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi), evidenciando como pessoas constroem, diariamente, a força da instituição.
Ao fechar 2025, a EGPCE em Foco reafirma que cada entrega, cada parceria e cada formação são partes de um projeto maior: fortalecer a gestão pública, valorizar servidores e contribuir para um Ceará mais eficiente, inovador e comprometido com o interesse público. Que esta leitura inspire novas ideias, consolide aprendizados e renove, para 2026, o compromisso com a excelência e a cooperação.
Diret EGPCE