Revista EGPCE em Foco - Edição 33
Diretor Saulo Braga com secretários executivos da Seplag presentes na reunião com o governador Elmano de Freitas
O diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga, participou, em 20 de dezembro, da reunião com o secretariado estadual, realizada no Palácio da Abolição, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas e dos titulares de todas as secretarias do Governo do Ceará.
Na ocasião, o chefe do Executivo apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano em todas as regiões do Estado e compartilhou as principais diretrizes e prioridades da gestão para 2026.
Para a EGPCE, o ano de 2025 marcou um período de entregas que ampliaram a atuação institucional da Escola, fortaleceram a gestão interfederativa e alcançaram resultados acima das metas estabelecidas em formação, inovação e articulação com os municípios. As ações envolveram todas as áreas da instituição e impactaram diretamente servidores estaduais, municipais, lideranças públicas e a sociedade civil.
Na área de planejamento, tecnologia e inovação, a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, Planejamento e Tecnologia da Informação (CODIP) promoveu avanços significativos no ambiente virtual da Escola. Entre as principais entregas estão a implantação do Cadastro Rápido no Sistema EGPCE Virtual, a criação de oito painéis de monitoramento de dados, a automação de planilhas e a modernização completa do layout da plataforma.
A CODIP também viabilizou a formação de seis municípios parceiros, com a criação de ambientes virtuais personalizados no EGPCE Virtual e no Moodle. A iniciativa integra o programa EGPCE nos Municípios, que tem como objetivo possibilitar aos municípios cearenses o gerenciamento das suas próprias formações na plataforma. Além disso, a equipe estruturou o sistema para a implantação das Trilhas de Aprendizagem do Programa Ceará Um Só, consolidando uma base tecnológica mais integrada, flexível e preparada para futuras funcionalidades.
Print do sistema personalizado do EGPCE Virtual criado para o município do Crato
Já a Coordenadoria Pedagógica (COPED) apresentou números da alta capacidade de resposta às demandas institucionais: das 153 solicitações de cursos e eventos recebidas, 139 foram atendidas, alcançando 90,8% de execução. Ao longo do ano, foram ofertadas 67 turmas abertas, entre modalidades presenciais e online, além do lançamento de 20 novas ações formativas, dentre elas a formação sobre Gestão de Patrimônio, que em breve será mais uma trilha de aprendizagem a ser ofertada. Em parceria com estagiários das escolas técnicas estaduais, foi concluída a atualização de 27 cursos EaD, com modernização do layout e avanço na estruturação de trilhas de aprendizagem, desenvolvidas em conjunto com a CODIP e a COEGE. Atualmente, a Trilha do Programa Ceará Um Só já está disponível, com previsão de incorporação contínua de novas trilhas ao sistema.
No eixo da formação, os resultados superaram as metas estabelecidas para o período, com a capacitação de 13.245 agentes públicos.
Equipe da EGPCE presente na última caravana de 2025, em Fortaleza
A Coordenadoria de Educação em Gestão Pública (COEGE) teve papel central no fortalecimento da governança interfederativa no Estado. O lançamento da Caravana Ceará Um Só percorreu todas as regiões de planejamento do Ceará, alcançando os 184 municípios e desenvolvendo diretamente 3.567 gestores e servidores. A iniciativa resultou na formalização de 88 acordos de cooperação técnica entre a EGPCE e os municípios, na produção de quatro trilhas de aprendizagem específicas do Programa Ceará Um Só e na ampliação do uso do EGPCE Virtual como ambiente de formação e parceria local. A articulação com os municípios também contribuiu para a adesão de 100% dos municípios cearenses ao padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
O diretor da EGPCE, Saulo Braga, e o secretário da Seplag, Alexandre Cialdini, assinam Acordo de Cooperação Técnica com a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, na Caravana Ceará Um Só
Além disso, a COEGE esteve à frente de ações estratégicas por meio do Projeto Ceará Mais Digital, realizado em parceria com a Fundação Demócrito Rocha. Entre os destaques estão o lançamento do curso de extensão “Gestão Fiscal Interfederativa”, que reuniu 4.646 cursistas, e a realização do Seminário Transformação Digital e Governança Interfederativa. O projeto viabilizou ainda a premiação de três startups, dentre as nove selecionadas para o programa de aceleração, e o lançamento do livro “Transformação Digital e Governança Interfederativa”.
Diretor Saulo Braga e secretário Alexandre Cialdini com equipes das startups ganhadoras no encerramento do programa Ceará Mais Digital
Seguindo a estratégia de formar gestores e servidores para promover a modernização da gestão estadual e dos municípios, a COEGE também atuou no projeto “Transformação Digital e Impactos da Reforma Tributária”, em parceria com o renomado economista José Roberto Afonso e a Finance Consultoria, projeto que promoveu o lançamento de dois cursos especializados e a realização do Seminário Governança Interfederativa e Reforma Tributária, além da produção de relatórios técnicos.
Na área de integridade e governança, a EGPCE conquistou o Selo de Integridade da Controladoria-Geral do Estado (CGE), na categoria Bronze, e iniciou a implantação da Matriz de Riscos na instituição, por meio de um trabalho técnico, contínuo e articulado desenvolvido pela Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (ASCOI).
Saulo recebe o certificado das mãos do secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) , Antonio Marconi Lemos, e do auditor de Controle Interno da CGE, Ítalo Brígido
A Coordenadoria Administrativo-Financeira (COAFI) avançou na promoção da qualidade de vida no trabalho, com a contratação de empresa especializada em ações voltadas à saúde física, mental e emocional dos servidores do Estado. A assessoria jurídica da EGPCE atuou de forma estratégica ao longo de 2025, contribuindo para o fortalecimento institucional da Escola, com foco na segurança jurídica, modernização normativa e no desenvolvimento de ações institucionais de impacto duradouro. Além de analisar praticamente a totalidade dos processos licitatórios da EGPCE, a área conduziu iniciativas como o início dos processos preparatórios para a realização de concurso público e a elaboração do novo Regulamento da Escola, voltado ao aprimoramento da governança e dos fluxos internos. No mesmo período, o setor jurídico foi responsável pela condução dos processos relacionados à Medalha do Mérito Funcional 2024, voltada ao reconhecimento de servidores públicos estaduais, bem como pelo processo de atualização do valor da hora-aula, medida essencial para a valorização dos profissionais e a sustentabilidade das ações educacionais da EGPCE.
Agraciados da Medalha e Prêmio do Mérito Funcional 2024
A Coordenadoria de Comunicação também se destacou ao assumir a diagramação do livro “Ceará Sem Fome: a arquitetura de uma política pública de enfrentamento à insegurança alimentar”, a gestão e atualização dos conteúdos do site do programa Ceará Um Só, além de acompanhar, registrar e noticiar todas as etapas da Caravana. O trabalho envolveu desde a articulação local para parcerias em divulgação e publicidade, passando pelos registros institucionais e pela gestão de conteúdos, além da reestruturação da identidade visual das redes sociais institucionais.
Primeira-dama Lia de Freitas e diretor Saulo Braga com o livro “Ceará Sem Fome: a arquitetura de uma política pública de enfrentamento à insegurança alimentar”
Para o diretor da EGPCE, Saulo Braga, os resultados de 2025 são fruto de um trabalho integrado e alinhado às necessidades do estado. “A EGPCE cumpriu, em 2025, um papel estratégico ao conectar formação, tecnologia e articulação institucional. Os números mostram que conseguimos ir além das metas, mas, sobretudo, fortalecer a gestão pública nos municípios e no Estado, com foco em resultados concretos para a sociedade cearense”, destacou.
Com entregas pautadas na inovação, na integração territorial e no impacto social, a EGPCE encerra 2025 com a missão cumprida e olha para 2026 com o compromisso de ampliar ainda mais seus resultados e impactos em todo o Ceará.