Revista EGPCE em Foco - Edição 33
Imagem: EGPCE
A mobilização estratégica realizada entre Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG) e Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) ajudou na adesão de 100% dos municípios cearenses à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). A nova legislação estabelece diretrizes que passaram a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2026 e a adesão integral representa um avanço significativo na modernização da gestão fiscal municipal, promovendo maior padronização, transparência e eficiência na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS).
A ação integra o Programa de Governança Interfederativa e está alinhada às atividades desenvolvidas nas Caravanas Ceará Um Só, que têm como objetivo fortalecer a cooperação entre Estado e municípios, além de apoiar a implementação de políticas públicas estruturantes em todo o território cearense.
Os municípios também contaram com o suporte da equipe de consultores do município de Sobral, que atuou de forma integrada, oferecendo orientação e apoio direto no processo de adesão à NFS-e. A iniciativa fortalece a capacidade técnica dos municípios para atender às mudanças previstas no novo modelo tributário nacional.
Por meio de ações formativas, orientação técnica e articulação institucional, a Seplag, a EGPCE e os consultores envolvidos desempenharam papel fundamental para garantir que os municípios estejam preparados para os desafios e oportunidades decorrentes da Reforma Tributária.
Para o diretor da EGPCE, Saulo Braga, o resultado é fruto de um trabalho integrado entre Estado, municípios e equipes técnicas envolvidas. “Essa atuação conjunta foi fundamental para garantir que todos os municípios cearenses estejam devidamente regularizados até a entrada em vigor do novo normativo, assegurando uma transição organizada, segura e alinhada às diretrizes da Reforma Tributária”, destacou.
Coral durante a apresentação de Natal
No dia 22 de dezembro, os servidores e colaboradores do Centro Administrativo do Cambeba puderam conferir a apresentação natalina do coral do Programa de Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores, realizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE). A primeira apresentação do grupo, que iniciou as aulas no último mês de novembro, ocorreu no Centro de Convivência do Cambeba.
O coral integra o Programa de Saúde e Qualidade de Vida, sendo um espaço de integração entre servidores, promoção do bem-estar emocional e fortalecimento de vínculos, pois contribui para um ambiente de trabalho mais humano e colaborativo. A coralista Susi Maciel, que atua na Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotec), da Seplag, destaca a importância da iniciativa. “Estou muito feliz e agradecida, pois uma das minhas maiores alegrias é fazer parte do coral. O retorno das aulas simboliza uma reconexão, pertencimento e valorização das pessoas que constroem diariamente a instituição. Minha expectativa é que o projeto seja fortalecido, que possamos participar de eventos institucionais e comemorativos, além de atuar como ferramenta de valorização da saúde emocional e da qualidade de vida”, ressaltou Susi, que participou com entusiasmo da primeira apresentação.
O Programa de Saúde e Qualidade de Vida demonstra o compromisso do Governo do Ceará com os servidores, protagonistas das políticas executadas pela administração pública para o desenvolvimento do Estado. De acordo com o diretor da EGPCE, além das aulas de coral e teatro, a expectativa é que o programa contemple ainda palestras educativas sobre saúde e bem-estar, aulas de dança, rodas de conversa e oficinas temáticas, atividades de relaxamento corporal, formação de banda, curso de oratória, treinamento funcional laboral e produção de conteúdo.