Edições anteriores das revistas

Revista EGPCE em Foco - Edição 27

EDITORIAL

A 27ª edição da revista digital EGPCE em Foco apresenta a realização de formações que abordam os diversos eixos temáticos da Escola de Gestão Pública, desde transformação digital até ambientes organizacionais mais inclusivos e equitativos; a premiação de startups que trouxeram ideias inovadoras para o serviço público; a expansão das parcerias com os municípios cearenses; a execução das demandas corporativas; e a participação em eventos governamentais estratégicos.

A matéria principal traz o seminário Transformação Digital e Governança Interfederativa, realizado pela EGPCE, Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e Fundação Demócrito Rocha (FDR), sendo contemplado por palestras conduzidas pelo cofundador da WIS Educação, Léo Carraretto, e pelo deputado federal Mauro Benevides Filho. O evento premiou três startups que se destacaram pelas ideias que irão proporcionar melhorias às diversas áreas do Estado do Ceará.

Em relação à programação mensal, em junho a Escola promoveu cursos, seminários, fóruns e oficinas nas modalidades presencial, online e EaD para servidores e empregados públicos estaduais, municipais e federais, além da sociedade civil, totalizando 5.545 inscrições.

Dentre tais eventos, vale mencionar aqueles que foram realizados mediante a parceria com as secretarias e órgãos do Ceará, sendo: Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria – PIPA 2025 (Seplag); Programa de Capacitação para Alta Gestão da Etice – 2025 (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – Etice); curso Procedimento da Cotação Eletrônica (Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE); I Seminário de Planejamento e Gestão para Resultados (Seplag); Capacitação dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Mulheres (Secretaria das Mulheres); curso Python

Aplicado à Área de Negócios (Seplag); curso Gestão, Fiscalização e Planejamento nas contratações no contexto da Lei das Estatais (Companhia de Gestão do Recursos Hídricos – Cogerh); seminário Alianças Público- -Privadas – Oportunidades e Experiências (Seplag); curso Direito Ambiental - Áreas de Preservação Permanente (APP’S) e Reserva Legal (Cogerh); além das 9 formações realizadas com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

A EGPCE marcou presença em importantes eventos, como o Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, o XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025, a III Reunião da Rede de Ouvidorias 2025 e o encontro de revisão do Plano Plurianual (PPA).

Ao longo do mês, a Escola e a CGE realizaram 5 formações online e presenciais, que abordaram temas como Sistema E-Parcerias, Sindicância, Código de Ética e assuntos relacionados à Ouvidoria.

A EGPCE publicou ainda seus resultados do primeiro semestre de 2025, ressaltando os 39.823 inscritos na plataforma EGPCE Virtual, as 340 formações realizadas e o alcance de 87% das solicitações atendidas, números que refletem o grande compromisso da instituição com o ensino no Estado do Ceará.

A seção Governança Interfederativa traz a mobilização da Caravana Ceará Um Só, que esteve em 13 cidades das regiões da Serra da Ibiapaba e Sertão de Sobral, áreas que receberão as próximas edições do evento, nos dias 14 e 15 de agosto, respectivamente.

Com as entregas realizadas e um trabalho cada vez mais sólido, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará se destaca no seu propósito de levar educação de qualidade para servidores e empregados públicos do Estado do Ceará.

Diret EGPCE