Revista EGPCE em Foco - Edição 18
O americano Sean Roche apresenta os conceitos básicos de segurança cibernética na nuvem.
No dia 5 de setembro, a Seplag, por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget), em parceria com a EGPCE, o Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Amazon Web Services (AWS), promoveu o curso DigiSecurity, destinado aos servidores da área da Tecnologia da Informação. O evento foi realizado no auditório da EGPCE.
A formação contou com a palestra de abertura do consultor da AWS de Cibersegurança e responsável pela transformação digital da Agência Americana de Inteligência (CIA), Sean Roche, que apresentou os conceitos básicos de segurança cibernética na nuvem da AWS, abordando as melhores práticas de segurança e proteção contra ransomware e controles de detecção de segurança.
Na segunda etapa do evento, o arquiteto de soluções da AWS, Felipe Gonzales, prosseguiu com o tema, debatendo sobre a observalidade de segurança na nuvem, segurança de perímetro e proteção de dados.
No período da manhã, representantes da AWS realizaram um exercício de simulação de resposta a incidentes - TTX, para servidores convidados.
O servidor da CGE, Wescley Soares, ministra curso para a turma da Semace.
Na tarde de 5 de setembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace, em parceria com a EGPCE, finalizou o curso Treinamento para Implementação da Gestão de Risco: teoria, normas, metodologia e ferramentas, para servidores e colaboradores da assessoria de Controle Interno e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da Semace.
O intuito foi qualificar os participantes para implementação da gestão de risco, com base nos normativos do Poder Executivo Estadual, além da apresentação de boas práticas, modelos e ferramentas necessárias. O curso foi ministrado por Wescley Soares Silva, Auditor de Controle Interno da CGE.